NOSSA HISTÓRIA
Como surgiu o Esporte Clube Santa Sofia.
Tudo começou no ano de 1939, quando um grupo de pessoas, liderado pelo esportista Luiz Broglio, manifestando o desejo de formarem um clube, decidiram solicitar ao Dr. Sylvio de Aguiar Maya, um terreno ou local para que pudessem se reunir com a família e amigos. Foi então que o Dr. Sylvio concedeu a utilização do terreno, onde hoje se localiza a Sede Social “O Vermelhinho”, fundando assim o Esporte Clube Santa Sofia.
Antes da doação do terreno as reuniões eram realizadas na Rua XV de Novembro, nº 85, que atualmente situa-se uma casa residencial. Naquele tempo, a agremiação era conhecida com o nome de Esporte Clube Internacional, sendo o seu primeiro presidente o próprio Luiz Broglio, em fase de organização, quando em 11 de Março de 1939 deu-se a fundação do Esporte Clube Santa Sofia, nome dado em decorrência da mãe do Dr. Sylvio chamar-se Sofia, e nome que também foi dado a sua sobrinha, graças ao trabalho incansável da sua primeira diretoria executiva, empossada no dia 02 de janeiro de 1940, em solenidade realizada no Cine São Luiz, atualmente Sindicato dos Ceramistas de Pedreira, a qual era assim composta:
Presidente: Pedro Alvarenga
1° Vice Presidente: Victorio Baccarelli
2° Vice Presidente: Pedro Martinelli
1° Secretario: Sebastião Moreira Neto
2° Secretario: Américo Pieri
1° Tesoureiro: Augusto Lubbe
2° Tesoureiro: Alfredo Sitta
1° Diretor Esportivo: Issa Camasmie
2° Diretor Esportivo: Luiz Broglio
Essa Diretoria eleita e empossada foi proposta pelo Dr. Euclides Nery Junior, para o exercício de 1940, iniciando assim as atividades sociais, esportivas, recreativas e culturais do Esporte Clube Santa Sofia, sob as tradicionais cores Vermelho e Branco.
Em seus 75 anos de existência, passaram pela presidência do Esporte Clube Santa Sofia os Srs. Luiz Bróglio, Pedro Alvarenga, Victorio Baccarelli, Sebastião Moreira Netto, Issa Camasmie, Mario Silva, Geraldo de Oliveira, José Ferreira Nunes, Amadeu Trevizan, José Piva, Elias Camasmie, Egydio Inocêncio de Oliveira, Saul Cau, Geraldo de Barros Maya, Lavinio Camilotti, José Nazareno Oazi, Dario Zanini, Orlando Sitta, Gisberto Fabrin, Lazaro Antonio Faes Bortolotti, Hamilton da Silva Valente Junior, Helio Vilalva, Howard Oliveira Santos Filho, Antonio Ayrton Camilotti, Dr. Fabio Vinicius Polidoro, Walter José Steula e atualmente José Ricardo Lopes.
Tem na pessoa do Dr. Sylvio de Aguiar Maya, hoje falecido, “o seu patrono”, o qual colaborou grandemente para o êxito e o desenvolvimento da coletividade santasofiense.